quarta-feira, 30 de março de 2011

20.ª Volta às Terras de Santa Maria-Troféu Fernando Mendes


Este fim de semana, 2 e 3 de Abril, disputa-se a 20ª edição da Volta às Terras de Santa Maria-Troféu Fernando Mendes.
Com cada vez maior predominância no calendário nacional, a Volta a Terras de Santa Maria-Troféu Fernando Mendes volta à estrada no próximo fim-de-semana. A prova divide-se em três etapas. Após uma partida simbólica na Junta de Freguesia de S. João de Ver, a primeira jornada inicia-se e conclui-se no Monumento do Ciclista, situado na freguesia sanjoanense. Na manhã do dia seguinte, realiza-se o contra-relógio por equipas na zona envolvente do Europarque, em Espargo. O final da competição dá-se na tarde do próximo domingo e terá como pano de fundo o imponente Castelo de Santa Maria da Feira.
Em 2011, a prova volta a trazer os Elites ao concelho feirense, regressando a um modelo que já vigorou em edições anteriores. Com a junção dos dois escalões, fica certo que os principais nomes da actualidade e do futuro do ciclismo nacional marcarão presença em Santa Maria da Feira.
Tive a honra e prazer de vencer esta prova em 1992 e 1993, com a particularidade de esta ultima vitória ter sido com as cores do Feirense/Imporbor, o que lhe adicionou um gosto especial.
Infelizmente o Feirense que tinha equipa profissional desde 1987 teve em 1993 o seu ultimo ano no Ciclismo Profissional, depois de entre outras ter alcançado a vitória na Volta a Portugal de 1990 através de Fernando Carvalho.

Palmarés completo da Volta às Terras de Santa Maria,e de edições anteriores com outra denominação

Sem comentários: